A importância dos treinamentos internos para a equipe de TI

Todo treinamento tem o objetivo de desenvolver ou aprimorar as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos colaboradores, visando alinhar os mesmos com as atividades da empresa. Isso é importante para todos os departamentos da organização, mas, levando em consideração o dinamismo e complexidade da área de atuação, é ainda mais importante para a equipe de TI. Para esses profissionais, é indispensável a constante reciclagem de suas competências.

A importância de treinar a equipe de TI

Aqui vamos falar da importância do treinamento e como isso pode ser decisivo para o dia a dia do negócio, levando em consideração a necessidade de lucratividade e redução de despesas de qualquer empreendimento. Vejamos:

Engajamento da equipe

Investir no treinamento da equipe de TI é reconhecer sua importância e mostrar que valoriza seu trabalho dentro da empresa. Quando há um investimento efetivo, a equipe fica mais engajada na busca dos objetivos organizacionais. Além disso, passam a defender e “vestir a camisa” do negócio.

Aumento na produtividade

Por consequência, a equipe passa a ser mais produtiva e, claro, beneficia toda a organização com isso. Uma equipe de TI treinada consegue produzir mais e melhor, visto que seus integrantes estão atualizados e atentos as novidades do mercado.

É importante lembrar que uma empresa é formada por pessoas e delas depende para seu sucesso no mercado. Desse modo, investir em pessoas significa maior produtividade e múltiplas chances de sucesso para o empreendimento.

Melhor atendimento dos clientes

Toda e qualquer empresa existe para atender seus clientes, suprir necessidades que existem em seu segmento de atuação. Mas, para que isso seja possível, é necessário uma equipe competente e engajada, com foco em resultados reais para o negócio.

Investir em treinamento é, por consequência, melhorar o atendimento aos clientes. Com uma equipe de TI bem treinada, é possível agir de forma mais ágil e assertiva.

Modalidades de treinamento para equipe de TI

Atualmente, existem diversas modalidades de treinamento para equipe de TI no mercado. Vejamos algumas delas:

Treinamentos Online

É uma das modalidades que mais cresce em todo o mundo, considerando sua acessibilidade e baixo custo. Os treinamento online são oferecidos para as mais diversas áreas, inclusive TI. Para se fazer uma boa escolha, é importante avaliar a reputação da instituição que oferta o curso.

Treinamentos In company

Esse treinamento é realizado dentro da própria organização, com treinadores especializados e competentes. Possuem bastante eficiência, mas nem sempre são tão acessíveis — pois necessitam de uma estrutura mais complexa. O treinamento in company é direcionado para toda a equipe de trabalho, podendo beneficiar todos os colaboradores de uma só vez.

Treinamentos Out company

É aquele que acontece fora da empresa, com alguns colaboradores selecionados. Nesta modalidade, não é necessário o investimento em toda uma estrutura e contratação de palestrantes especializados para atuar exclusivamente dentro da empresa  o que reduz drasticamente as despesas finais. Temos como exemplo: palestras, conferências, cursos e workshops.

O treinamento da equipe de TI não pode ser visto apenas como um gasto para a organização, afinal, traz uma série de benefícios para a empresa. Além disso, atualmente, existem diversas modalidades de treinamento, acessíveis e flexíveis.

Veja também como fazer o gerenciamento de equipe de TI com eficiência real