Como Cloud Computing aumenta a produtividade da sua equipe

Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam com relação à produtividade é encontrar formas de integrar melhor as equipes e permitir compartilhamento mais eficaz de informações, de forma a agilizar entregas e evitar atrasos ou descontinuidade nos projetos e também para elevar a qualidade.

Somado a esta preocupação, está o fato de que nem sempre a estrutura de tecnologia consegue acompanhar o ritmo das demandas e, às vezes, pode acabar ocorrendo perda de rendimento por conta de algum problema técnico, como instabilidade do servidor ou falta de conectividade.

Para resolver esta situação, novas soluções aparecem para oferecer maior praticidade e segurança, otimizando a rotina dos times e reduzindo as “dores de cabeça” dos gestores.

Integração de informação

Trabalho em equipe pode significar bem mais do que apenas ter senso de colaboração; envolve a necessidade de ferramentas capazes de aproximar equipes que podem até estar fisicamente separadas.

Não ter de esperar por respostas demoradas de outro time e se comunicar instantaneamente também é algo que agiliza bastante os trabalhos que envolvem mais de um departamento.

Com o uso da nuvem, é possível conduzir tranquilamente situações em que há vários funcionários colaborando ao mesmo tempo, sendo que o compartilhamento de informações em tempo real e a visualização de ajustes a tempo evita retrabalhos que atrasam as entregas.

Produtividade que se traduz em excelência

Toda esta integração permite ainda que os trabalhos cheguem com maior satisfação e bom atendimento aos clientes finais.

Com ferramentas integradas na nuvem, é possível que todos trabalhem com informações atualizadas, diminuindo consideravelmente a necessidade de refazer projetos finalizados com eventuais falhas por motivo de falta ou dificuldade na comunicação. Ou seja, o cliente recebe a solução mais rápido e com maior qualidade.

Maior capacidade de resposta

Com cloud computing, as equipes conseguem ser mais produtivas e atender demandas maiores e “repentinas” porque a empresa tem a possibilidade de expandir a infraestrutura de acordo com sua necessidade, o que é muito mais prático e fácil do que instalar maior infraestrutura e servidores físicos de um dia para outro.

Com cloud computing, implementações que poderiam tomar horas levam até mesmos segundos, dependendo do caso. E a empresa ainda ganha com a previsibilidade de custos, pois esta estrutura escalável otimiza investimentos, sendo que a empresa paga somente pelo que sabe que vai ser usado.

O cloud computing aumenta a produtividade da equipe

Com a mobilidade trazida, quem está à frente da gestão de TI pode acompanhar melhor suas equipes e orientá-las a utilizar a nuvem, mesmo quando ausentes da empresa, o que pode acontecer principalmente se o líder precisa viajar bastante.

Isso pode adiantar muito o trabalho e as instruções, aumentando a produtividade na medida em que o gestor monitora e intervém mais facilmente naquilo que é necessário. 

Além disso, os diferenciais de uma nuvem privada conferem capacidade de instalar aplicações de forma customizada e mais voltada às dificuldades específicas de sua equipe, trazendo mais facilidade e confiabilidade do que alguns servidores compartilhados.

Facilidade de acesso e estabilidade

Ao mesmo tempo em que mantém fácil acesso aos dados por quem precisa deles para trabalhar, a nuvem oferece maior proteção contra acessos indevidos e um fornecedor que ofereça serviços de qualidade pode também prover backups que ajudam a restaurar pontos de trabalho muito mais facilmente, em caso de problemas.

Estabilidade é outra vantagem: Permitindo o uso de mobiles, a nuvem ajuda a manter o ambiente de trabalho sempre disponível, desde que haja conexão com a internet.

Sem contar que não ter de se preocupar com manutenção de infraestrutura, tendo suporte adequado do fornecedor, é algo que agiliza e simplifica bastante a rotina, contribuindo para que nunca haja tempos de parada muito longos.

Gostou de saber como cloud computing pode ajudar a aumentar a produtividade de sua equipe? Que tal descobrir também 5 vantagens de fazer o outsourcing de TI e garantir essa e outras facilidades para sua empresa?


Fale conosco pelo chat