Quão importante é a localizaçao do seu servidor dedicado para jogos?

Os jogos virtuais evoluem de maneira extraordinária, e esse progresso torna os games cada vez mais reais, com gráficos muito bem criados. E a possibilidade de jogar com pessoas do mundo inteiro em tempo real estimula ainda mais a imaginação dos jogadores.

Toda essa tecnologia investida nos games gera um enorme tráfego de dados que percorrem um caminho entre a casa do usuário e o servidor dedicado para jogos. Sendo assim, a localização do servidor é um fator primordial.

O que é um servidor dedicado para jogos?

Servidor dedicado é um equipamento ligado 24 horas, em que a empresa hospedada tem um link de internet de altíssima velocidade que a conecta ao data center. Este tipo de servidor é ideal para páginas com alto número de visitantes e portais de conteúdo muito acessados — como é o caso das empresas de jogos online, que precisam de um equipamento de alta performance, segurança e disponibilidade.

Por que a localização do servidor dedicado é importante?

Para que a transmissão de dados entre o usuário e o servidor seja mais rápida, de modo que o jogo flua sem interrupções, a localização do servidor deve ser próxima.

Imagine que um jogador inicie um game virtual no Brasil e o servidor onde o jogo está hospedado encontra-se nos Estados Unidos. Os dados farão um percurso de ida e volta por meio de cabos de redes subaquáticas — que atravessam o oceano e ligam os dois continentes — e essa distância impactará diretamente na qualidade do game.

Visto que muitos dos games são executados online, a demora no tempo de resposta dos dados devido à distância do servidor pode causar vários problemas para os jogadores, como alta latência e outros problemas de conexão.

O que é latência nos jogos?

A alta latência — ou ping — significa atraso nos games, pois o tempo gasto para que um pacote de dados chegue ao servidor e retorne ao remetente é muito grande. Quanto menor for a latência, menor será também a probabilidade de travamentos no jogo.

Por exemplo: uma latência de 50 ms indica que cada comando que o jogador enviar para o servidor  — como  andar, saltar e lutar etc — levará 50 ms para ser exibido na máquina do usuário.

A latência ideal é abaixo de 100 ms. No entanto, se o servidor estiver distante, a média pode ficar entre 200-300 ms, o que ocasiona travamentos. Caso a latência seja maior que 500 ms, o usuário não conseguirá jogar.

A distância do servidor pode prejudicar o jitter — a oscilação da latência. Se os dados tiverem grande oscilação de envio e devolução, a qualidade do jogo será afetada (as falas dos personagens virtuais saem cortadas, por exemplo).

A distância dos servidores é, sem dúvidas, um dos principais problemas na fluidez da conexão para jogos. O PlayStation, por exemplo, tem servidores no Japão, o que pode significar uma latência de 230 ms para o usuário brasileiro. Além disso, podem haver problemas nas estruturas de redes até o servidor de jogos, dificultando ainda mais o tráfego de dados.

O que empresas têm feito para diminuir a latência?

Para garantir uma boa experiência de jogo para os usuários, algumas empresas de games têm investido para amenizar a latência. Veja alguns bons exemplos:

Riot Games

A Riot — uma grande corporação dos games — vem implantando uma solução eficiente para diminuir a distância entre seus servidores e os clientes. A estratégia é instalar servidores em várias partes do mundo, dessa forma os jogadores de League of Legends, um dos jogos mais famosos da empresa, podem desfrutar de um game com baixa latência.

No Brasil, a Riot lançou seu servidor em 2013, na cidade de Cotia, na Grande São Paulo, e teve excelentes resultados. O diretor da Riot Games do Brasil, Paulo Fernandes, comentou que quando o jogo League of Legends foi lançado no país, a hospedagem do game estava no servidor da empresa em Miami, Estados Unidos. Depois de muitos testes com jogadores brasileiros, a empresa percebeu que a qualidade do jogo estava sendo comprometida por causa da alta latência. No entanto, após a instalação do servidor no Brasil, a conexão apresentou baixo ping.

Quando foi instalado o servidor, o executivo Paulo Fernandes acreditava que o número de jogadores aumentaria expressivamente. A previsão estava correta: segundo o site G1.com, em 2014 o game atingiu a marca de 27 milhões de usuários, um crescimento de 125% em relação a 2013. Esse exemplo bem sucedido é uma prova de que a localização do servidor dedicado de jogos faz uma enorme diferença.

Infinity Ward

Empresa norte-americana é a desenvolvedora de famosos games, como Medal of Honor: Allied Assault e Call of Duty. A Infinit Ward implantou servidores dedicados bem localizados para atender seu público de jogadores nos Estados Unidos. Segundo Robert Bowling, diretor criativo da empresa, falhas na conexão de alguns jogos fizeram a companhia repensar seu sistema e otimizar os servidores.

Com os servidores dedicados, a empresa conseguiu diminuir a latência e melhorar a experiência do usuário. Nesse ano, lançou o game Call of Duty: Infinite Warfare, com excelentes recursos visuais e fluidez.

Sua empresa conta com um servidor dedicado?

Em vista da importância da localização do servidor, empresas têm procurado data centers em diversos países para hospedagem de seus servidores. No Brasil, existem empresas especializadas em data center com soluções em hosting dedicado.

Como dissemos anteriormente, quanto maior for a proximidade dos jogadores ao servidor em que o game está hospedado, melhor será a latência do tráfego de dados. Por isso, não há dúvidas de que escolher um data Center no Brasil pode apresentar soluções eficientes tanto para empresa como para os clientes brasileiros.