Terceirização e eficiência do negócio: qual a relação?

Muito se discute sobre a importância da terceirização de serviços pelas empresas. Há aqueles que consideram a terceirização um solução vantajosa; outros, acreditam que ela pode trazer problemas para o negócio.

Afinal de contas, quais as vantagens da terceirização de uma equipe de TI? Qual a relação entre ela e a eficiência do negócio? Como se posiciona a legislação brasileira diante do assunto? Acompanhe o post de hoje e descubra:

O que diz a legislação

A terceirização é regida pelo Projeto de Lei 4330/04. As empresas só podem terceirizar suas atividades-meio, a atividade principal (também chamada atividade-fim) não pode ser terceirizada.  Os efeitos da terceirização no mercado nacional ainda são tema de controvérsias, mas as estatísticas provam que ela é muito recorrente em indústrias (69,7%) e companhias (84%).

Os serviços terceirizados englobam: montagem e manutenção de equipamentos; consultoria; logística e transporte; tecnologia e segurança da informação; telemarketing; pesquisa e desenvolvimento e outros.

Em geral, a terceirização é realizada com responsabilidade tanto da parte das empresas que oferecem os serviços como da contratante. De qualquer modo, existe a necessidade de uma legislação mais efetiva que favoreça a terceirização e contribua para aumentar a geração de renda no país.

Redução de gastos

Ter uma equipe própria de TI implica em pagamento de salários e encargos trabalhistas, além da burocracia para contratações. Quando o serviço é terceirizado, os custos diminuem, já que salários, encargos e contratações são da alçada da empresa contratada. Apesar de não assumir esses compromissos, a contratante terá uma equipe especializada que prestará serviços exclusivos e de qualidade.

Otimização de tempo

O tempo é mais bem distribuído e economizado na medida em que não há necessidade de promover a seleção de candidatos aos cargos, sua admissão, treinamento e acompanhamento. Essa responsabilidade cabe também à empresa contratada.

Caso esse tempo seja computado, fará uma grande diferença para a contratante, que pode aproveitá-lo de maneira mais lucrativa para seu negócio.

Competência dos profissionais

Cada empresa dispõe de tecnologias e sistemas diversos, que exigem conhecimentos específicos. Ter um profissional qualificado para cada segmento de TI não vale a pena. Porém, com a terceirização de TI, torna-se viável conseguir um grupo de especialistas em plataformas diferentes.

A empresa contratada responsabiliza-se tanto pelo treinamento quanto pela atualização e diversificação de conhecimentos de seus profissionais.

Retorno de investimento

Uma equipe terceirizada de TI vai oferecer retorno a longo prazo, já que é responsável pela avaliação do desempenho e consumo dos equipamentos, podendo sugerir melhorias e aquisições que vão reduzir custos e otimizar a produtividade, gerando maiores lucros para seu negócio. Lembre-se de que o retorno a longo prazo é geralmente o mais rentável e positivo para as empresas que visam estabelecer-se e durar muito tempo.

Controle de serviços

Profissionais terceirizados de TI oferecem constantes relatórios dos serviços, do desempenho e estado dos equipamentos (hardwre, softwares, rede, telefonia). Dessa forma, a empresa contratante dispõe de um controle geralmente mais eficiente que aquele oferecido por funcionários próprios.

Não há com o que se preocupar, pois a equipe terceirizada de TI é ativa e participa das reuniões, dando sugestões de melhorias.

Atividade principal como prioridade

Para encerrar essa lista de benefícios que a terceirização traz para seu negócio, aumentando a eficiência, vale citar a maior disponibilidade da empresa contratante para se dedicar à sua atividade-fim, aquela atividade para a qual ela nasceu.

O setor de TI não é simples de administrar, sendo realmente um dos mais complexos dentro de uma organização. Quando se terceirizam esses serviços, delega-se a profissionais mais bem preparados a tarefa de gerir os recursos tecnológicos.

O tempo disponível pode ser mais bem direcionado a fim de fazer a empresa melhorar sua performance e expandir seus horizontes.

Ainda com dúvidas sobre como fazer seu time tornar-se mais eficiente? Acesse o post “Como fazer o gerenciamento de equipe de TI com eficiência real” e aprenda como desenvolver uma gestão mais produtiva!